Projeto de vida, escolha profissional e valores

Publicada em 14/07/2020

• Projeto de vida, escolha profissional e valores
   Ontem à noite aconteceu a live para a família franciscana da Rede Scalifra-ZN com o psicoterapeuta Leo Fraiman, com o tema “projeto de vida, escolha profissional e valores”.
   Transmitida pelo canal do YouTube da Scalifra-ZN, a live foi acompanhada por profissionais e  estudantes das unidades da rede.
   Na abertura, Ir. Iraní Rupulo, diretora-presidente da Scalifra-ZN destacou que “estamos na educação para ajudar as pessoas a escrever uma nova história de vida, com um significado.”
   Em seguida, Leo Fraiman desenvolveu o tema, inicialmente contando como foi a sua escolha profissional e a importância de dois livros que leu: ‘A história sem fim’, de Michael Ende e ‘Em busca de sentido’, de Viktor Frankl. Do último livro citado, destacou que Frankl, psiquiatra, que estava como prisioneiro em um campo de concentração nazista, descobriu que quem tem um ‘porquê’ viver, enfrenta qualquer ‘como’ viver; ele percebeu que não eram os mais fortes fisicamente que sobreviviam, mas aqueles que tinham um sonho, um projeto de vida; esses se mantinham animados e esperançosos, eram mais fortes interiormente, apesar de toda a condição de sofrimento. E cita, por várias vezes, Nietsche, com a frase “Quem tem uma para quê viver, sobrevive a qualquer como viver.”
   Segundo Leo Fraiman, essa frase é chave, “é necessário ter projeções e sonhos, um projeto de vida, um norte”. E continuou “a grande pergunta não é o que a gente quer da vida, mas o que a vida quer de nós. Essa é a grande mudança paradigmática que faz a vida andar, saindo do egoísmo, da postura passiva para se colocar na vida de modo autônomo, responsável. A felicidade, hoje, se sabe, está muito mais no doar, contribuir, no fazer a diferença do que no receber.”
   “Muitas vezes, sem parar para pensar nos seus projetos de vida, a pessoa fica sem vida, sem sentido”, disse, citando também o grande aumento dos casos de depressão e ansiedade que  aumentaram em 10 vezes da década de 60 em diante. Ainda falou da falta de sentido de vidas que são vividas pela fama ou pela renda, não pelo sentido, pelo valor e disse “a felicidade é o efeito de caráter, virtude, de valores, é a prática de uma postura adequada diante da vida.”
   Falou de algumas ilusões que as pessoas têm e que muitas vezes confundem a escolha da profissão. Afirmou que “a maioria das pessoas não é feliz no seu trabalho, porque não parou, na sua adolescência, para pensar quem eu sou, o que eu tenho a oferecer, que causas eu vou abraçar, o que combina comigo.”
   Dirigiu-se diretamente aos jovens, dizendo: “Não tem profissão de homem e mulher, não tem profissão fácil e difícil, toda profissão, se você quiser ser excelente, tem um caminho a percorrer”. E explicou que esse caminho precisa superar o modo tarefeiro e a entrega dos trabalhos escolares com mesmice; é necessário aproveitar o tempo que se tem para estudar, se dedicar, se diferenciar, desenvolver competências, aprender coisas que os outros não estão aprendendo, se colocar na superação.
   Na segunda parte da palestra, Leo Fraiman apresentou, de forma prática, dicas que ele recomenda para escolher uma profissão, com vários exemplos para explicá-las.

* 1ª dica: fazer uma lista de todos os valores que existem (paz, respeito, responsabilidade, gratidão, felicidade, retidão...) e escolher 3 ou 4 com os quais a pessoa se identifica; perceber em quais profissões esses valores estão mais presentes. E explica: “É um olhar para dentro de si para perceber o que te move, te comove, o que te deixa animado; é o que faz sentido para a pessoa, o que é importante para ela”.

* 2ª dica: fazer uma planilha com as várias profissões que você se interessa e pesquisar diversos aspectos ligados a essas profissões, como: descrição da profissão, ocupações, matérias que se estuda na universidade, qual é o estilo de vida, mercado de trabalho.

* 3º: dica: conversar com pessoas que trabalham na área de seu interesse.

Finalizando a palestra, ele destacou: “entenda que o trabalho é uma maneira de contribuir com a sociedade, de abraçar uma causa, de deixar um legado no mundo, o dinheiro é uma consequência natural de um trabalho feito com brilho no olho, com a tinta do seu coração; meça a sua vida pelo volume de soluções que você agrega ao mundo, aí você vai ter vontade de acordar na segunda-feira”.

Google for Education