HISTÓRICO-------------------------------------
INSTITUIÇÃO

Visão

Missão

Princípios

Valores

Mantenedora

Histórico

CONHEÇA O STS
- SETORES

Educação Infantil

1º ao 5º ano

6ª a 8ª série

Ensino Médio

-- GALERIA DE FOTOS
-- ASSOCIAÇÃO
-- INFORMAÇÕES

 

 

------- O Colégio Franciscano Santíssima Trindade foi fundado em 10 de março de 1914. Nesse ano de 2011 completou 97 anos de atividade na cidade de Cruz Alta.

- VINDA DAS IRMÃS -

-------- Com a atividade das Irmãs Franciscanas em Santa Maria, surgiu também, em Cruz Alta, o desejo de ter um Colégio de Religiosas. O Vigário Padre Carlos Kolb fez veemente pedido, em 1913, quando recebeu resposta afirmativa. No mesmo ano, a Congregação adquiriu uma pequena e modesta casa com um grande quintal, perto da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.
-------- Concretizou-se o sonho dos cruz-altenses, quando, aos 10 de março de 1914, chegaram as três pioneiras: Ir. Claudia Kipper, como superiora, Ir. Ivo Schwermer e Ir. Eucharia Royer. ----Recepcionadas pelas autoridades e pelo povo, foram hospedadas em casa de M. Mariquinhas Gomes, até que pudessem remodelar sua casa para morar e fazer funcionar o Colégio.
-------- A referida casa era de um andar, com salas pequenas, algumas saídas tão baixas que as pessoas de alta estatura tinham de baixar a cabeça para entrar e sair.

- INÍCIO DAS AULAS -

-------- Enfim, aos 15 de abril, iniciaram as aulas e, por causa da chuva torrencial, só compareceram 9 alunos. Até o fim do ano, o número subiu a 40. Apresentaram-se diversas moças que queriam ampliar os seus conhecimentos e, por isso, foi aberto um curso de música, trabalhos manuais, desenho e línguas. Após essas aulas, iniciava a hora de religião, tanto para as alunas de mais de 25 anos como para as pequenas do 1º ano. Com entusiasmo, todas estudavam seu catecismo.
-------- As Irmãs tinham por finalidade ministrar o ensino elementar (7 anos), bem como o ensino de línguas estrangeiras, religião, belas artes, música, pintura, desenho e ainda artes aplicadas, como corte, costura e bordado, dando assim oportunidade para o atendimento e desenvolvimento das tendências de cada aluna, procurando dar uma formação integral e preparando as alunas para sua missão no presente e no futuro.

- CURSO COMPLEMENTAR -

-------- Em 1930, a dinâmica Madre Bertrada, então diretora da escola, teve a feliz idéia de fundar o Curso Complementar para formar professores primários. O plano teve inteira aprovação das superioras maiores e do Governo do Estado. No dia 14 de março de 1931, foi assinado o Convênio de Equiparação às Escolas Complementares do Estado, entre o Governo e a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis. Desde a 1ª formatura de ALUNAS MESTRAS, em 1933, até a extinção do Curso Complementar do artigo plano, em março de 1946, foram diplomadas 342 alunas pela Escola. O Curso Complementar foi substituído pela Escola Normal, ainda em formação, com 28 alunas nos dois primeiros anos.
-------- A Escola funcionou sob Convênio, até o seu reconhecimento pela Portaria nº 19.855, de 24 de agosto de 1971, baixada pelo Sr. Secretário de Educação e Cultura, Cel. Mauro Costa Rodrigues.

- CURSO GINASIAL -

-------- Em fevereiro de 1938, Madre Filipina Gasse tomou a direção do Colégio. Logo no início de sua administração, foi procurada por diversos oficiais do Exército e muitas famílias locais que lhe expressaram a necessidade imperiosa da fundação de um ginásio feminino. Grande número de alunos queriam seguir os estudos e, por falta de um ginásio, não poderiam conseguir seu ideal. Com constância e boa vontade, o povo de Cruz Alta e a direção da escola venceram todas as dificuldades.
-------- Foi dirigido ao Ministério da Educação e Cultura o pedido da oficialização do Ginásio e, a 04 de março de 1939, o Sr. Dr. Alvimar Garcez Cabeleira recebeu a incumbência de vir inspecionar o estabelecimento e proceder aos exames de admissão. Estava, portanto, criado, sob a égide da Santíssima Trindade, o Ginásio. A 03 de fevereiro de 1943, o Presidente da República, Dr. Getúlio Dornelles Vargas, e o Ministro da Educação e Cultura, Dr. Gustavo Capanema, baixaram o Decreto nº 11.478, concedendo o Regime de Inspeção Permanente, apesar de ainda não contar com 4 anos de existência. A faustosa notícia foi recebida pelo Estabelecimento e pela população cruz-altense com grande júbilo. Foi celebrada uma Santa Missa em ação de graças.

- ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO -

-------- Ainda em 1942, foi dado mais um passo de suma importância no terreno educacional, que foi a fundação da Escola Técnica de Comércio, anexa ao Ginásio Santíssima Trindade que, com satisfação, formou a 1ª turma de "Guarda-livros" e a 1ª turma de "Auxiliares de Comércio", em dezembro de 1944. Esta obra veio preencher uma lacuna existente em nossa cidade.
-------- No ano de 1945, devido ao bom andamento da Escola e ao cumprimento de seus objetivos, veio a fiscalização permanente, pela Portaria Ministerial nº 246, de 21 de maio de 1943. Mais tarde, como o funcionamento da Escola Técnica era mais oportuna à noite para os adolescentes que deviam trabalhar durante o dia e desejavam continuar seus estudos, a direção da Escola, num gesto de compreensão humanística, entrou em contato com professores leigos e autoridades locais, doando-lhes em pleno funcionamento a Escola, com todos os direitos, movimento de arquivos de secretaria, decretos de oficialização, etc.

- INSTITUTO DE MÚSICA "JOSINO DOS SANTOS LIMA" -

-------- Foi oficializado pela Secretaria de Educação e Cultura - Departamento de Educação Primária e Normal - sob nº 21, conforme Atestado nº 225, de 28 de fevereiro de 1944.

- ESCOLA MADRE MADALENA -

-------- A 18 de agosto de 1952, foi inaugurada a Escola Madre Madalena numa casa defronte ao Colégio, que se destinava aos estágios das normalistas. Até o ano de 1961, as alunas faziam ali cursos de aplicação, quando foi introduzido no Curso Normal, o estágio de 1 semestre, após a conclusão do curso, conforme a Lei Estadual nº 2.588, de 25 de janeiro de 1955.

- PRÉDIOS E TERRENOS -

-------- O Colégio Santíssima Trindade está situado na parte setentrional da cidade, em zona urbana, na rua Pinheiro Machado, nº 122, esquina Coronel Martins, ocupando 3/4 de um quarteirão, todo ele rodeado de calçamento.
-------- O terreno, sobre o qual está construído o edifício, é firme e seco e além disso, protegido por uma excelente drenagem que dá escoamento às águas da chuva.
-------- A primeira casa adquirida em 1913, logo se tornou pequena e as Irmãs viram-se obrigadas a adquirir uma casa adjacente. Em 1916, iniciou-se a construção de um prédio para abrigar mais pensionistas e oferecer melhor conforto às alunas em geral.
-------- Em 1929, foi feito mais um aumento da casa, constante de salão, quartos de música e de trabalhos manuais. Em 1938, foi preciso construir mais uma ala para salas de aula. Foi então que surgiram as espaçosas e arejadas salas de aula, conforme exigência do curso ginasial. Para a alegria de todas também pôde ser inaugurado o novo e confortável dormitório das internas. A casa velha foi transformada em capela, tendo o altar encimado por grande quadro da Santíssima Trindade. Foi solenemente inaugurada por Dom Antônio Reis, a 04 de outubro de 1939.
-------- Em 1952, foi adquirida uma bela chácara de 33 hectares de terra. No ano seguinte, em continuação da mesma chácara, foram comprados mais 32 hectares, com grande mato de eucaliptos. As vacas leiteiras, os suínos, as galinhas, a horta e lindo pomar constituíram um grande benefício para o Colégio.
-------- Em 1957, após grandes dificuldades, adquiriram-se mais três terrenos, junto à Escola, para eventual ampliação do prédio ou pátio de ginástica.
-------- Em 1964, além dos melhoramentos na clausura, instalações sanitárias e lavatórios nos quartos, iniciou-se mais um aumento do pavilhão das aulas, com 10 grandes salas, além das instalações sanitárias e chuveiros para as internas. Logo a seguir, iniciou-se o aparelhamento do campo desportivo, com uma superfície de 1.100m², com amurado e portão para a rua Pinheiro Machado. Já em outubro, pôde ser entregue às suas finalidades. As novas salas de aula e dependências das internas foram inauguradas no início do ano letivo de 1966.
-------- Também no ano de 1966, o altar e o interior da capela foram renovados e uma via-sacra, em quadros artísticos, esculturados em gesso, substituiu a anterior.
-------- No ano seguinte, em 1967, continuaram os melhoramentos na casa transformando os antigos banheiros das internas em peças de grande utilidade: uma clausura de 13 quartos, uma atualizada biblioteca e uma moderna "sala de merenda" para os alunos.

- CINQUENTENÁRIO -

-------- Solenemente foi comemorado o Cinqüentenário da Escola - 1914 - 1964. As alunas, desfilando garbosamente pelas ruas da cidade, e o grande encontro das ex-alunas, vindas de perto e de longe, fizeram com que toda a cidade de Cruz Alta participasse desse acontecimento.

- COMEMORAÇÃO DOS 75 ANOS DO COLÉGIO -

-------- No dia 10 de março de 1989, uma alvorada de fogos acordou toda a cidade. Os alunos e professores, cada um de sua casa, soltou um foguete comunicando aos cruz-altenses que o Colégio Santíssima Trindade estava completando 75 anos de existência. Às 7h30min, em frente ao Colégio, foi cantado o Parabéns a Você, acompanhado da banda do Quartel 17º B.I. Às 8 horas, no Ginásio de Esportes, com a presença de todos os alunos, professores, funcionários, pais e autoridades, deu-se a abertura do ano jubilar com uma celebração de Ação de Graças e pronunciamento das autoridades presentes. Foi uma festa muito linda.
-------- No dia 10 de maio, com uma Celebração Eucarística de Ação de Graças, pela passagem do 154º Aniversário da Congregação, unimos também o nosso louvor a Deus pelos 75 anos de participação, doação, evangelização e fraternidade a serviço do povo e da Igreja de Cruz Alta.
-------- Este acontecimento de fé teve a participação de toda a Comunidade Educativa, na Catedral do Divino Espírito Santo, presidida pelo Bispo Dom Jacó Roberto Hilgert.
-------- O encerramento do Ano Jubilar, ocorreu de 28 a 30 de setembro de 1989, com uma grande "Gincana Cultural", envolvendo toda a comunidade cruz-altense.
-------- As equipes foram organizadas integrando alunos de diversas séries, professores, pais e ex-alunos.
-------- Na véspera, foi pintado o asfalto com o motivo característico da Equipe, expressando sua homenagem à Escola Jubilar.
-------- A comissão da Gincana foi muito criativa na elaboração das tarefas e na organização e programação das atividades.
-------- As tarefas que mais se destacaram foram:
-------- - A escolha da Rainha do Ano Jubilar de cada equipe e desfile dos carros alegóricos pelas ruas da cidade.
-------- - Montagem do painel de fotografias da história dos 75 anos da Escola.
-------- - Apresentação do hino e grito de guerra das equipes.
-------- - Composição e apresentação de uma música, lembrando os 75 anos de Educação Franciscana na cidade.
-------- - Apresentação de maior número de formandas do Magistério até 1980.
-------- - Coleta de material escolar para as escolas pobres.
-------- A culminância das festividades deu-se com a apresentação do BOLO SURPRESA (de 400 kg) cujos ingredientes haviam sido recolhidos como tarefa. O mesmo foi partilhado fraternalmente entre alunos, professores, funcionários e Irmãs.

- ALTERAÇÃO DO NOME -

-------- De acordo com as alterações feitas nas denominações dos Estabelecimentos mantidos pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte - o nome de Escola Normal SS. Trindade foi alterado para Colégio SS. Trindade - conforme publicação no Diário Oficial de 18 de fevereiro de 1972 e, a partir de 1979, tendo em vista a Portaria de Unificação nº 23.268, de 25/10/1979, passou para o nome atual de: Colégio Santíssima Trindade - Escola de 1º e 2º Graus.
-------- Com a nova LDB, a partir do ano 2000, o Colégio sofreu mais uma alteração no nome; chama-se, agora, Colégio Franciscano Santíssima Trindade.

- REFORMA NO ENSINO -

-------- Conforme a Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971, entrou em vigor a Reforma do Ensino no Colégio Santíssima Trindade. Em 1972, para o 1º Grau e, em 1973, para o 2º Grau com a Habilitação para o Magistério. Em 1974, o Estabelecimento recebeu autorização para o funcionamento da Habilitação de Ornamentista de Interiores e, em 1981, pela Portaria nº 61.438, de 05 de novembro de 1981, autorização para o funcionamento do Curso Técnico em Enfermagem. Estes dois cursos, por falta de clientela, foram desativados, respectivamente, em 1981 e 1989.
-------- Atualmente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 - Resolução 06/86 do CFE, funcionam na Escola, os seguintes cursos:
-------- - Educação Infantil
-------- - Ensino Fundamental
-------- - Ensino Médio
-------- - Magistério
-------- - Complementação de Estudos

- GINÁSIO DE ESPORTES -

-------- A Comunidade Educativa do Santíssima viveu momentos de grande alegria, ao inaugurar o seu tão desejado Ginásio de Esportes, aos 13 de agosto de 1988, totalizando uma área de 1.316m².

- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SANTA CLARA -

-------- Foi inaugurado no dia 11 de agosto de 1993, com o objetivo de aliar a filosofia de educação, embasada nos ideais franciscanos, ao progresso e à técnica moderna. O Laboratório recebeu o nome de Santa Clara, a fiel amiga e seguidora dos ensinamentos de São Francisco de Assis, em homenagem aos 800 anos de seu nascimento.

- INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL MADRE MADALENA -

-------- Aos 10 de maio de 1995, mais um sonho se concretizou. Inaugurou-se o novo prédio do Jardim da Infância. Amplo e moderno, possui uma estrutura apropriada para atender às necessidades de trabalho com as crianças.
-------- Em homenagem aos 160 anos da Congregação das Irmãs da Penitência e Caridade Cristã, fundada por Madre Madalena, o mesmo recebeu o nome dessa inolvidável figura de mulher.
Que Deus ilumine todos que dele se utilizarem.

- PEIES -

-------- No ano de 1995, o Colégio credenciou-se junto ao PEIES - inicialmente, Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior e, atualmente, Programa de Ingresso ao Ensino Superior -, um plano pioneiro da Universidade Federal de Santa Maria, visando ao ingresso de alunos na universidade sem o vestibular tradicional. A cada final de ano, aplica-se uma prova aos alunos inscritos no programa, abordando os conteúdos da série, conforme disciplinas e planos de ensino previamente estipulados. O Santíssima tem-se destacado quanto aos resultados obtidos, conforme relatório recebido da UFSM. Muitos alunos do colégio conseguiram ingressar nessa universidade através do PEIES, devido ao ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pelos professores em sala de aula e pelo empenho dos alunos.

- SEMINÁRIO ESTUDANTIL -

-------- No ano de 1995, aconteceu a primeira edição do Seminário Estudantil. Essa atividade possibilita que os alunos assistam a interessantes palestras de sua preferência e adequadas ao seu nível de estudos. Tais palestras são proferidas por pessoas da comunidade, como médicos, professores, psicólogos, religiosos ou pertencentes a movimentos comunitários. Após a palestra, realizam-se debates entre os alunos participantes sob a supervisão de professores da escola.
-------- O Seminário Estudantil tem-se colocado como um diferencial entre as diversas atividades e eventos realizados no colégio.

- LIVROS "NOSSAS HISTÓRIAS" -

Em dezembro de 1997, foi lançado o primeiro livro Nossas Histórias pelos pequenos da 1ª série do Ensino Fundamental. O acontecimento, que tem tido continuidade, reveste-se de especial significado e alegria: pais, familiares, professores e amigos prestigiam os escritores que ingressam no mundo das letras, assistindo ao lançamento do livro pela diretora, às homenagens prestadas às professoras e à sessão de autógrafos.

- SEMINÁRIO, SIMPÓSIOS, CURSOS, ENCONTROS -

-------- " No dia 16 de maio de 1997, aconteceu o Seminário Nacional - A Educação e o Educador do Novo Milênio -, tendo, como palestrante, o renomado Professor Dr. Celso Vasconcellos. Neste mesmo ano, nos dias 17 e 18 de maio, realizou-se o XXV Encontro da Federação das APM's, reunindo inúmeros pais, pertencentes às APM's da Província, num ambiente que propiciou enriquecimento e troca de experiências.
-------- " No dia 13 de junho de 1998, o Simpósio de Educação - Como enfrentar os desafios do ano 2000? - contou com a prestigiosa presença do palestrante Carlos César Inácio. No mesmo ano, no dia 12 de agosto, houve o Congresso Diocesano de Educação - Educação e Solidariedade - promovido pela Diocese de Cruz Alta e apoio do Colégio Santíssima Trindade, sendo palestrante Marinella Favero (Irmã Maria Leônida).
-------- " No dia 5 de junho de 2000, realizou-se o Curso de Educação - Desafios no Ensinar - Pensando Soluções - ministrado por Waldez Luiz Ludwig e pela Profª. Valeska Fortes de Oliveira.
-------- " No dia 29 de outubro de 2001, realizou-se o Curso de Educação - Ensinar aprendendo - Como superar os desafios de relacionamento professor-aluno - ministrado pelo Dr. Içami Tiba e pela Dra. Fátima Deitos.

- COMEMORAÇÃO DOS 85 ANOS DO STS -

-------- A comunidade escolar, no ano de 1999, uniu-se para comemorar os 85 anos do Colégio Franciscano Santíssima Trindade em Cruz Alta.
No dia 08 de março, véspera do aniversário da fundação da escola, foi fundada a Associação de Ex-alunos, tendo sido eleita, como presidente, a Profª. Maria Ritta Berwanger Cigana e, como secretária, a Profª. Vera Luiza Germany Cunha.
-------- Ocorreram também, neste ano, inúmeras inaugurações: novas instalações dos setores administrativos, laboratórios, brinquedoteca; houve modernização geral no setor de informática, com a rede Internet funcionando durante 24 horas.
-------- No dia 22 de maio, comemorou-se oficialmente o jubileu com um grande jantar-baile, realizado no Clube Arranca.
-------- A fim de comemorar tão importante data com as crianças menores de 12 anos, no dia 16 de outubro, realizou-se um jantar da Patotinha no Clube do Comércio.

- JOVENS EMPRESÁRIOS -

-------- O programa Miniempresa da Associação Junior Achievement - "Jovens Empresários" - iniciou, no ano de 1999, com um grupo de alunos da 2ª série. Foi instalada a miniempresa que produziram sacolas plásticas personalizadas com serigrafias para empresas locais. Em 2000, a miniempresa produziu cestas de café da manhã e "happy hour". Em 2001, a miniempresa produziu mini-pizzas. Em 2002 houve duas turmas de miniempresa, uma produziu doces caseiros e a outra, velas artesanais.
-------- Em todas as edições, a atividade da miniempresa teve boa aceitação, empenho e sucesso.

- PARQUE FRANCISCANO -

-------- No dia 23 de outubro de 1999, inaugurou-se o Parque Franciscano, localizado na estrada Jacob Della Méa que leva ao Campus, a três quilômetros do centro da cidade.

- O SANTÍSSIMA HOJE ... -

-------- Nossa Escola visa ao desenvolvimento integral do educando. Compreende que educar vai mais longe do que simplesmente instruir. Prima pelo Aprender a Conhecer. Aprender a Fazer. Aprender a Conviver e Aprender a SER.
-------- Ao longo dos seus 89 anos de história, o Colégio Franciscano Santíssima Trindade cultiva uma tradição de modernidade e vanguarda na educação dos seus alunos.
-------- O colégio destaca-se pelos investimentos que realiza com o objetivo de oferecer uma educação integral, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
-------- A cada ano, novos projetos são desenvolvidos para colocar o Santíssima no cenário dos expoentes em educação na região. O projeto Conhecimento é Vida, desenvolvido há três anos como o grande projeto interdisciplinar da instituição, visa trabalhar os conteúdos em sala de aula de acordo com a aplicação dos mesmos na vida dos alunos e suas famílias.
-------- Grandes projetos caminham lado a lado com os estudantes do Santíssima. A elaboração de um livro de histórias dos alunos da 1ª série do Ensino Fundamental, as atividades desenvolvidas na Educação Infantil e os projetos ambientais do Clube de Ciências "Amigos do Meio Ambiente", são apenas alguns dos vários projetos desenvolvidos. Em nível de Ensino Médio, há, anualmente, a Mostra de Física envolvendo trabalhos práticos dos alunos que visam mostrar a aplicação da Física no dia-a-dia das pessoas.
-------- Outros projetos que merecem destaque são os desenvolvidos em parceria com a Associação Junior Achievement do RS: a Miniempresa e o Mese. O programa Miniempresa, já em sua 5ª edição, conta com o apoio de empresários da cidade no sentido de desenvolver nos jovens da 2ª série do Ensino Médio o espírito empreendedor através da criação de uma 'miniempresa estudantil'. O programa Mese, oferecido aos alunos pela 1ª vez no 2º semestre/2002, trouxe para o colégio e para a cidade a equipe campeã do estado neste programa que é um jogo de simulação virtual entre mais de 100 equipes de todo o estado.
-------- A adequação dos ambientes também é uma preocupação permanente da equipe do colégio, pois esta compreende que a educação é um todo e passa, também, pelo aspecto físico da instituição. Dessa forma, a cada ano, novos investimentos nessa área são incorporados à vida da escola. Recentemente, um grande espaço coberto, denominado "Espaço Azul" , acolhe pais e alunos em um grande ambiente de convivência na entrada do Santíssima.
-------- No Santíssima, o conhecimento também é desenvolvido em atividades extracurriculares. Nesse aspecto, destaca-se a diversidade de oficinas oferecidas aos alunos a cada ano. Em 2003, estarão funcionando 17 oficinas: dança, ginástica, folclore, coral, flauta doce, violão, teatro, recreação e psicomotricidade, iniciação ao futsal, futsal, basquete, handebol feminino, vôlei masculino, vôlei feminino, artes visuais e espanhol.
-------- A área esportiva também recebe um incentivo especial da instituição, pois desenvolve uma série de habilidades saudáveis nas crianças, adolescentes e jovens. O Colégio possui uma estrutura poliesportiva de dois ginásios e de quadras de vôlei e futebol de areia e futebol sete no Parque Franciscano. Várias equipes esportivas participam de eventos esportivos na cidade e região. Os Jogos Franciscanos, já tradicionais entre as escolas da Rede Franciscana, têm a participação dessas equipes esportivas e, neste ano, serão realizados na cidade gaúcha de Bagé.
-------- Atualmente o colégio possui recursos variados para facilitar a aprendizagem dos alunos:

  • Sala da Lousa Interativa Educacional
  • Salas Multimídia
  • Internet banda larga
  • Laboratório de Informática
  • Biblioteca Digital Móvel
  • Parque Franciscano STS
  • Bibliotecas de Leitura e Pesquisa Orientada
  • Laboratório de Matemática
  • Laboratório de Física
  • Laboratório de Química e Biologia
  • Centro de Atividades Múltiplas
  • Parque Infantil
  • Salão de Eventos
  • Brinquedoteca
  • Espaço Azul
  • Cozinha para Culinária Infantil
  • Capela
  • Sala de Atividades Variadas
  • Sala de Teatro
  • Sala de Dança
  • Jardim Interno
  • Pavilhão Coberto
  • Cantina Escolar
  • Ginásios de Esportes

    RELAÇÃO DAS SUPERIORAS:
    1. Claudia Kipper
    2. Hedwig Hack
    3. Claudia Kipper
    4. Suzana Denis
    5. Bertrada Birckhäuser
    6. Eulália Antoni
    7. Filipina Gasse
    8. Manoela Simonis
    9. Diethilde Rickermann
    10. Firmina Simon
    11. Ondina Lenz
    12. Antoninha Werlang
    13. Angelita Stefani
    14. Arcângela Brancher
    15. Clélia Philipsen
    16. Joana Stefani
    17. Alice Grisotti
    18. Maria de Lourdes Cechin
    19. Silvia Bieger
    20. Maria Kreutz
    21. Lúcia Romilda Frantz

    RELAÇÃO DAS DIRETORAS:
    1. Ir. Claudia Kipper - 1914 a 1919
    2. Ir. Hedwig Hack - 1920
    3. Ir. Claudia Kipper - 1921 a 1923
    4. Ir. Susanna Denis - 1923 a 1926
    5. Ir. Bertrada Birkhäuser - 1926 a 1932
    6. Ir. Eulália Antoni - 1932 a 1938
    7. Ir. Philippina Gasse - 1938 a 1944
    8. Ir. Manoela Simonis - 1944 a 1947
    9. Ir. Diethilde Rickermann - 1947 a 1950
    10. Ir. Firmina Simon - 1950 a 1956
    11. Ir. Maria Ondina Lenz - 1956 a 1964
    12. Ir. Maria Sylvia Lenz - 1964 a 1979
    13. Ir. Maria Aparecida Marques - 1980 a 1983
    14. Ir. Maria José Bettin - 1983 a 1987
    15. Ir. Araci Mariana Kother - 1987 a 1990
    16. Ir. Maria Aparecida Betoni - 1990 a 1997
    17. Ir. Maria Kreutz - 1997 a 2000
    18. Ir. Marlene Ana Terhorst - 2000 a 2002
    19. Ir. Vanda Lucia Mariotti Fronza - 2002 até a presente data.

    CURSO NORMAL:
    1. Ivone Erbes
    2. Andreza
    3. Maria Alacoque Konzen
    4. Arnoldina Lenz

    RELAÇÃO DAS VICE-DIRETORAS:
    1. Petronilda Bettin
    2. Agnes Lultkemeyer
    3. Maria Cecília Merchiori
    4. Maria de Lourdes Cechin
    5. Deisi A. Carbone Anversa

RELAÇÃO DAS SECRETÁRIAS:
1. Andreza
2. Maria Pascal Mueller
3. Maria Edith
4. Evódia Ley
5. Frida Kliemann
6. Irene Horn
7. Maria Aparecida Betoni
8. Agnes Luetkemeyer
9. Erica ten Caten
10. Maria Jacinta Nonnemacher
11. Lucia Romilda Frantz
12. Irene Horn
13. Lisane Klein Ribeiro
14. Débora Silvana Cardias Silva de Souza

RELAÇÃO DE TESOUREIRAS:
1. Magdalla Hähner
2. Claver Oestreicher
3. Paulina Neutzling
4. Rozalia Regina Steffen
5. Inacir Pederiva
6. Maria Teresinha Bach.
7. Ursula Ana Stein Ruckhaber
8. Maria Ninfa da Silveira

   
© Copyright 2011 - Colégio Franciscano Santíssima Trindade
Cruz Alta - RS