Parabéns, Santíssima ! 104 anos de vida !

Publicada em 09/03/2018

• Parabéns, Santíssima ! 104 anos de vida !

Neste dia 10 de março, o Colégio Franciscano Santíssima Trindade completa 104 anos de vida. No histórico do Colégio, há o relato, através das palavras das fundadoras, que, em 1914, concretizou-se um grande sonho da comunidade cruz-altense: a chegada das irmãs franciscanas, vindas da cidade de Santa Maria, para fundar o Colégio Franciscano Santíssima Trindade.

Naquele ano, a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã adquiriu uma modesta e pequena casa com um grande quintal, perto da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. As três pioneiras, Ir. Claudia Kipper, Ir. Ivo Scwermer e Ir. Eucharia Royer foram recebidas pelo povo para iniciar a obra educativa das Irmãs Franciscanas na cidade de Cruz Alta. Assim começaram os primeiros passos do Santíssima que hoje, completa 104 anos de vida.

Em sua história, o Colégio cresceu e as demandas educativas foram se modificando, porém, os valores e o vigor permaneceram os mesmos desde a sua fundação.
Durante esses anos, o Colégio acolheu muitas famílias que buscaram a sua proposta educativa fundamentada em grandes pilares: conhecimento e humanismo, alicerçado nos valores e princípios franciscanos. Já foram realizadas, até este ano, 88.966 matrículas. Atualmente, o Colégio oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, possui 115 colaboradores e 1035 alunos.

SOBRE A CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS:
     A congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã nasceu na Holanda, em 1835. Catarina Damen, a fundadora, olhou para a espiritualidade de São Francisco de Assis e, apaixonada pela sua forma de vida, quis criar uma congregação religiosa feminina que levasse para a educação o jeito franciscano de ser.
     Depois da fundação, a congregação foi crescendo e se difundiu por diversos países. No Brasil, as primeiras irmãs chegaram em 1872. Atualmente, a congregação está presente em 12 países e, além da educação, atua também nas áreas da saúde e assistência social.